Resíduos Industriais

Resíduos Industriais

A gestão de resíduos deve realizar-se de acordo com a Política dos 3R – Reduzir, Reutilizar, Reciclar e, de forma a seguir as linhas orientadoras definidas no Plano Estratégicodos Resíduos Sólidos Urbanos (PERSU II), nomeadamente aPrevenção e a Sensibilização/mobilização dos cidadãos paraos novos padrões de consumo.

Ao nível da Prevenção, salienta-se a promoção do ecoconsumo, através da oferta deprodutos aos consumidores em embalagens reutilizáveis,e do incremento da reutilização dos “sacos de cliente” dascadeias de Distribuição. Ao nível da Sensibilização, destaca-se o reforço da educação para a gestão de resíduos.

Deve ser garantida uma adequada separação, recolha, armazenageme encaminhamento dos resíduos para operadoreslicenciados. A eliminação definitiva, nomeadamente a suadeposição em aterro, constitui sempre a última hipótesea ser equacionada.

A gestão dos resíduos urbanos cujaprodução diária não exceda os 1100 l é assegurada pelos municípios.

A partir dos 1100 l, e caso o município não realize a recolha destes resíduos, esta deverá ser assegurada porum operador de gestão de resíduos licenciado. A listagem de operadores licenciados para o efeito poderá ser consultada no site da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), através do Sistema de Informação do Licenciamento de Operações de Gestão de Resíduos (SILOGR), em www.apambiente.pt no separador dos sistemas de informação, SILOGR ou diretamente em http://sirapa.apambiente.pt/silogr.htm